25 de março de 2013

VOCÊ SABIA QUE RIR REJUVENESCE E APROXIMA AS PESSOAS?


O riso cura o mau humor, alivia os males da alma, torna as mulheres mais belas, os homens interessantes e a vida leve. Confira os resultados de uma das pesquisas mais felizes da temporada!



O homem gosta de rir por rir. A mulher, para parecer mais leve, bonita e sedutora. Para eles, a risada é um fim. Para elas, um meio. Essa é uma das conclusões da antropóloga Mirian Goldenberg que resolveu pesquisar o papel do riso na nossa cultura. Mas, afinal, quem está certo, o homem ou a mulher? Ambos. A alegria é um bem em si, mas a intuição feminina não se engana: o sorriso é uma poderosa arma de conquista. Não serve apenas para encantar o sexo oposto mas também para fazer amigos e abrir portas.
No Brasil, nos comunicamos muito com os gestos e o corpo. O riso, expressão física de contentamento, é tido como um modo de cada um vender seu peixe, negociar e contornar conflitos. "Além da alegria, ele também é uma demonstração de receptividade e acolhimento. Associado a outros elementos não verbais, ganha diversos significados", explica o psicólogo Ailton Amélio, especialista em comunicação não verbal e relações amorosas. Segundo ele, um belo sorriso acende o sinal verde na paquera; já a capacidade de rir junto é prova de cumplicidade e sintonia fina entre os casais.
Elixir mágico
Para a pesquisa A Risada na Cultura Brasileira, Mirian Goldenberg distribuiu questionários a 100 homens e 100 mulheres. Ela fez ainda 50 entrevistas detalhadas. O estudo, realizado este ano, foi consequência de outro que a antropóloga fez em 1998 sobre casamento, sexualidade e infidelidade, na qual ela mapeou o que era considerado atraente pelos dois sexos. Ambos destacaram o corpo, a inteligência, o charme e o bom humor. Numa recente investigação sobre envelhecimento, os entrevistados também apontaram que "a melhor forma de envelhecer é com bom humor". Somando todos os levantamentos, Mirian acumulou mais de 3 mil questionários em que a capacidade de rir mostra-se muito valorizada: espécie de elixir mágico, ela é vista como agente de cura da solidão e dos males da alma, ajudando a viver, amar e aceitar as transformações do tempo. Essa tese feliz tem também o aval de roteiristas e humoristas nacionais (leia os depoimentos ao longo desta reportagem). Os homens parecem se divertir mais do que nós: 84% dos entrevistados dizem que riem muito, ante 68% das mulheres. E quando é que elas riem mais? Quando estão perto dos homens - namorado, amigo ou filho. "Entre eles, 60% se consideram engraçados. Só 30% das mulheres afirmam o mesmo a respeito delas", diz Mirian. No uso perspicaz da auto-ironia, de novo eles ganham: 50% garantem que sabem rir de si mesmos. Entre as mulheres, apenas 28%.
Cultive a alegria de viver
Riso bom é o espontâneo. O falso não tem graça. O cínico é violento - em vez de atrair, machuca e afasta os outros.
Quem ri por último ri melhor?
Que nada! Tudo depende do contexto e da sensibilidade. Ri melhor quem sabe compartilhar a graça em vez de usá-la para excluir alguém da roda.
Fique esperta
Por sua conotação erótica, o riso pode acabar provocando tanto a libido quanto o ciúme do parceiro.
Você é tímida?
Experimente encarar o pretendente, desviar os olhos e olhar de novo, agora com um sorriso. Pode atingir o alvo sem trair seu estilo.
Efeito matador
Ao dar uma boa risada, jogue a cabeça para trás e deixe seus belos dentes à mostra. Esse é um flerte universal e significa: "Pode chegar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...